Grupo H1

Energia Hídrica

A energia hídrica é a energia da água dos rios, das marés e das ondas que pode ser convertida em energia eléctrica. As centrais hidroeléctricas aproveitam a energia dos rios para funcionar uma turbina que move um gerador eléctrico. A energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas ou das marés. Pode ser explorada em locais estratégicos como os golfos, baías e estuários. A energia hidroeléctrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água.

O nosso trabalho

O nosso grupo escolheu a energia hidroeléctrica para tema do nosso trabalho e achámos que o melhor local que poderíamos escolher era a Barragem do Alqueva, já que é uma das mais importantes barragens da Europa.
Uma barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades desta.

Animações:

Localização da Barragem do Alqueva
Simulação

Imagem1.jpg

Legenda:

1. Reservatório;
2. Paredão da Barragem;
3. Grelhas de Filtração;
4. Canalização forçada;
5. Turbina e Alternador;
6. Turbina hidráulica;
7. Eixo;
8. Gerador Eléctrico;
9. Transformadores;
10. Linhas de transporte de energia eléctrica.

Esta foi a maqueta que nós construímos para representar uma barragem. Do ponto de vista estético, o nosso trabalho não está muito desenvolvido. Nós preferimos trabalhar a parte funcional.

DSC_1052.JPG

Para construir a maqueta foi necessário:

• Madeira
• Parafusos
• Dois Tupperware's
• Seis palhinhas
• Seis leds de 3v
• Um motor de 12 v
• Um suporte de motor
• Duas roldanas vermelhas
• Uma corrente de transmissão
• Fio de cobre
• Uma turbina hidráulica
• Um tubo
• Duas bombas de água
• Dois interruptores
• Plástico

Como funciona a maqueta?

A água que se encontra no recipiente superior, ao passar pelo tubo faz rodar a turbina amarela e, consequentemente, faz girar as roldanas vermelhas. Devido a este acontecimento vai haver transmissão de energia ao motor, acendendo os leds e produzindo luz.

DSC_0994.JPG

Detalhes da construção

Nós tivemos poucos problemas com a construção da maqueta. Um deles foi a água não ter força suficiente para fazer rodar a turbina. Para resolvermos este problema tivemos que arranjar uma bomba de água para aumentar a força. Assim, conseguimos fazer girar a turbina e pudemos resolver o problema.

A nossa opinião

Como já referimos em cima, achamos que o trabalho não está muito desenvolvido a nível estético mas, também, pensamos que funcionalmente este está bastante bom. Nós esforçámo-nos muito para fazer um bom trabalho e o resultado foi positivo.
Em conclusão, podemos dizer que, se este trabalho ficou assim tão positivo, foi graças ao nosso esforço e ao trabalho de grupo.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License