Grupo S1

Energia Solar

O nosso grupo escolheu o Alentejo (Beja) por ser a melhor região de Portugal para ter uma central fotovoltaica, visto que tem um grande número de horas de Sol por ano.

Alentejo

alentejo[1].gif

O que é a energia solar?

-» Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica.

Para que serve a energia solar?

-» O solar fotovoltaico serve principalmente para fornecer electricidade em locais isolados, é utilizado em sistemas de bombagem e purificação de água ou na iluminação doméstica. O solar térmico é bastante eficaz no aquecimento de água (banhos, aquecimento central, piso radiante ou piscinas) e em outras aplicações que requerem temperaturas baixas (até 90Cº).

Como funciona a energia solar?

-» No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo recto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.

5EAD7_1[1].jpg

Sabias que…

-» O Alentejo tem a maior central solar do mundo, foi inaugurada no dia 28 de Março de 2007, em Brinches, concelho de Serpa, iniciada em Junho de 2006, a central está instalada numa área de 60 hectares, é composta por 52.000 painéis e produz energia para a rede eléctrica

-» A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, com uma capacidade instalada de 46,41 mega watts (MW) pico e 35 MW de potência de injecção na rede, está a ser construída num terreno de 250 hectares, perto daquela vila do concelho de Moura (Beja) e considerada a «terra mais quente de Portugal», devido aos recordes de temperatura máxima no Verão.

442700_serpa[1].jpg

O nosso carro

DSC_0937.JPG

Nos iamos aproveitar a carcaça , mas devido ao peso da carcaça tivemos de por de cartão.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License